O número de inadimplentes no Brasil ultrapassou a marca de 63 milhões em 2018. Por isso, é importante que o consumidor tenha conhecimento das medidas que o banco pode e não pode tomar ao cobrar essa dívida.
Dentro deste cenário, a lei permite com que as instituições financeiras ajuízem processos que por vezes acarretam a penhora de bens pessoais do devedor a fim de satisfazer a dívida. Sendo assim, é aconselhável que a pessoa física recorra aos meios disponíveis para negociações de dívidas com as próprias agências bancárias, evitando assim, consequências drásticas.
A busca pela renegociação, normalmente, implica em considerável redução dos juros e uma readequação do valor de acordo com a situação financeira atual de cada pessoa, seja ela física ou jurídica.
Refinanciar o saldo devedor em parcelas menores, com prazos mais longos ou a juros mais baixos são algumas das soluções mais comuns, mas quitar parte da dívida à vista e pleitear descontos no valor total também pode ser uma excelente opção.
Abaixo citamos alguns caminhos para buscar negociação com o banco:
Atendimento do cliente: Utilize os meios de comunicação oferecidos pelo banco, assim como aplicativos, chats ou até mesmo uma conversa presencial com o gerente bancário. Além disso, as ouvidorias ajudam quando o banco deixa de dar um retorno às demandas abertas; estas áreas são obrigadas a dar um posicionamento ao cliente.
Sites: O site www.consumidor.gov.br é um site criado pela Senacon, do Ministério da Justiça, que tem sido um ponto de diálogo importante entre endividados e bancos. Nele, a participação das empresas não é obrigatória, mas anualmente o site costuma se unir com os bancos para mutirões de renegociações.
Procons: Os Procons também são um caminho para abertura do diálogo da renegociação com o banco. Em vários estados e municípios, a entidade promove mutirões ao longo do ano que reúnem consumidores e bancos para rodadas especiais de renegociação das dívidas.
Redes sociais: Embora as redes sociais tenham ajudado muito os consumidores a serem ouvidos pelas empresas, não são indicadas como primeira opção de contato, a não ser que a própria empresa ofereça seu perfil nas redes como meio de atendimento.
Serasa: O Serasa é uma interessante opção, pois oferece um link (Limpe Seu Nome Online) para renegociação de dívidas e contas atrasadas, pelo qual você ou sua empresa tem acesso a uma gama de instituições financeiras que já encontram-se cadastradas e com as quais é possível renegociar suas dívidas de forma simples e rápida.