A Inteligência Artificial no universo da advocacia

A Inteligência Artificial no universo da advocacia

Aos profissionais competentes cabe utilizar os benefícios ofertados atualmente pela tecnologia inteligente para oferecer o melhor serviço aos seus clientes

A Inteligência Artificial é sem dúvida um dos principais tópicos discutidos ao longo de 2018. A ideia principal dessa tecnologia é fornecer ferramentas automatizadas para agilizar tarefas. São os computadores aprendendo a completar tarefas realizadas por seres humanos.

Pensando na realidade dos escritórios de advocacia, já é possível perceber como a Inteligência Artificial vem mudando a forma como o advogado trabalha. Por exemplo, em vez de vasculhar pilhas de papéis, os advogados podem gerenciar e armazenar seus documentos eletronicamente.

O serviço de gerenciamento e revisão de contratos, que geralmente é uma das atividades mais corriqueiras, hoje, com a ajuda da Inteligência Artificial podem ser feitos de maneira mais rápida e de forma tão completa como faria um advogado experiente, porém em longas horas de trabalho.

Também o tempo investido pelos advogados na revisão, extração e interpretação dos termos de um contrato, pode ser substituído pela tecnologia de Inteligência Artificial que faz o mesmo serviço num piscar de olhos. A precisão, tempo e acessibilidade em que um software lê, extrai e analisa os contratos de natureza volumosa, é inimitável para qualquer potencial humano.

Desta forma, sutilmente a Inteligência Artificial vem ganhando espaço no universo da advocacia, apresentando um caminho sem volta. Atualmente é bastante comum encontrá-la nos seguintes processos:

1- Revisão de documentos e de informações relevantes e detectáveis

2- Pesquisas jurídicas por meio de buscas automatizadas por jurisprudência e estatutos.

3- Análise de contratos e outros documentos legais

4- Revisão, correção e organização de documentos.

Com todas as praticidades que essa tecnologia oferece ao dia a dia dos profissionais do Direito, contudo, ela ainda não sabe como aplicar as leis mais primárias. A tendência, no entanto, é que a tecnologia continue evoluindo e aprendendo com os seres humanos para se tornar cada vez mais inteligente.

Aos profissionais competentes cabe utilizar os benefícios ofertados atualmente pela Inteligência Artificial para oferecer o melhor serviço aos seus clientes, com novas ideias, abordagens e metodologia de trabalho.

Dr. Jefferson Tavitian

Fechar Menu